Nos últimos dias 11 e 12 de abril, uma comitiva de representantes do cooperativismo capixaba desembarcou em Minas Gerais para vivenciar um intercâmbio no cooperativismo de transporte. O roteiro da imersão contemplou dois dias de visita à Cooperativa de Transporte Rodoviário (Coopertran), localizada no município de Congonhas. A coop também possui uma filial em Vitória, no Espírito Santo.
O intercâmbio proporcionou uma interação entre as equipes dos dois estados, permitindo aos visitantes conhecerem mais sobre a atuação do cooperativismo mineiro no Ramo Transporte, bem como suas práticas de gestão e governança.
Participaram da imersão o assessor jurídico do Sistema OCB/ES Eduardo Campana e a analista contábil tributária da organização estadual Andréa Silvério. Na oportunidade, representantes das cooperativas Cooteva, Coopersules, Coopprest-ES, Serrana e CMPK também estiveram presentes.
Os visitantes foram recebidos pelo presidente da cooperativa, Wesley Marcos do Carmo; pelo diretor de negócios, André Rodrigues; pelo diretor administrativo, Fágner Capobiango Pereira; e pelo diretor de operações, Fábio Lúcio Ferreira.
No primeiro dia de imersão foram apresentados os diversos setores da cooperativa. Já no segundo dia, o foco foi a explanação do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), que visa aumentar a qualidade de gestão e competitividade das coops.
O assessor jurídico do Sistema OCB/ES ressaltou a importância do intercâmbio. "Foram dois dias fantásticos de imersão em que nós, cooperativistas, pudemos conhecer novas práticas de gestão, governança e processos internos de uma cooperativa considerada um case de sucesso", avaliou Campana.
Sob esse mesmo olhar, a analista Contábil Tributária Andréa Silvério também ressaltou os benefícios da imersão. "Foi um período de muita troca de experiências, agregação de valores e principalmente conhecimento de boas práticas que foram implantadas pela cooperativa", afirmou.
Para o diretor-executivo da organização, Carlos André Santos de Oliveira, a experiência de aprender mais sobre o coop em outros estados é fundamental. "Imersões como essa são essenciais, pois proporcionam insights valiosos para o Espírito Santo em diversos aspectos, além de contribuírem para a prática de cooperação. É importante que nós estejamos sempre atualizados”, completa.
SOBRE A COOPERTRAN
A Cooperativa de Transportadores Rodoviários (Coopertran) foi constituída em 1995, na cidade de Congonhas (MG). Desde então, a coop presta diversos serviços de transporte terrestre de passageiros e cargas.
Atualmente, a Coopertran também tem sede nos municípios de Belo Horizonte, Brasília, Vitória e Rio Grande do Sul. Ao todo, a instituição conta com 454 cooperados com contratos ativos.
Fonte: Sistema OCB/ES