A maioria das pessoas muitas vezes não se dão conta, mas, mesmo dentro do veículo próprio, alguns cuidados são necessários. Aliás, isso vale não apenas para pessoas que utilizam o veículo para deslocamento entre sua residência ou trabalho, mas especialmente para quem depende do carro para executar suas atividades. Por exemplo, quem trabalha com entregas e acabou de ter contato com o cliente que recebeu a mercadoria e efetuou o pagamento, precisa ter cuidados redobrados ao higienizar os locais em que colocou as mãos.
A higienização não é complexa e ao mesmo tempo é muito eficaz. O primeiro passo é limpar os principais pontos de contato do motorista: painel, volante, alavanca de câmbio e toda a superfície de plástico do estorno (isso inclui a maçaneta e a alça de teto). Além disso, os bancos também devem ser higienizados.
É muito importante ter cuidado com as mãos e evitar tocar o rosto. Afinal, suas roupas, bolsa ou outras partes do corpo podem estar infectados pelo ambiente externo. É importante fazer a higienização dos locais de maior contato, como maçanetas, volante, câmbio, botões dos vidros, rádio, encaixe do cinto de segurança e até a própria chave. Só assim será possível garantir que tanto motorista quanto passageiros não entrem em contato com o vírus.
Outro cuidado importante é referente ao uso de ar-condicionado. Se houver outras pessoas utilizando o veículo, a melhor alternativa é manter os vidros abertos e garantir a circulação do ar.
-
Disponibilize sempre álcool gel para todos os passageiros e o mantenha sempre ao alcance das mãos;
-
Lave as mãos com água e sabão, sempre que possível, já que esse método de higiene é mais fácil e eficiente contra o vírus e garante que o carro permaneça limpo por mais tempo;
-
Evite contato direto com outras pessoas que estiverem dentro do carro, uma vez que o contágio pode acontecer via contato físico;
-
Higienize o carro com frequência.
Agora você já conhece todos os passos de como higienizar o carro em tempos de Coronavírus. Lembre-se também de não descuidar do uso da máscara de proteção individual, que deve ser trocada de duas em duas horas, e do uso periódico do álcool em gel nas mãos. Todas essas medidas de higienização do carro são para proteger você e a sua família então, cuide-se!